top of page

Intercâmbio em Harvard

Já se perguntou se poderia ser aceito em uma das melhores e mais famosas universidades do mundo? Aqui nós trazemos alguns dos passos para entrar em Harvard

1º - Conheça os arredores

Uma coisa muito importante: conhecer o clima e a cultura básica da cidade em que você vai ficar. Pesquise sobre o clima, valores de restaurantes, meio de transporte mais usado. No caso de Harvard, a moeda usada será o dólar. Então se atente as taxas de câmbio e ao valor da moeda.


2º - Agências

Se você optar pelas agências de intercâmbio, o que é mais prático, porém um pouco mais caro, pesquise bem!

Hoje em dia existem muitas e as mais famosas podem não oferecer as melhores condições, procure por avaliações de outros estudantes ou clientes, entre em contato e tire suas dúvidas com um atendente. Perguntar não custa nada!




3º - Cursos

Harvard não oferece bolsas para o programa VUS (Visiting Undergraduate Student) , então antes de considerar o intercâmbio, considere os valores: 40 mil dólares por semestre (incluindo acomodações estudantis).

O programa VUS é para estudantes em graduação que querem visitar e ficar um curto período de tempo na universidade, de 1 a 2 semestres. Assim como cursos de idiomas, a universidade oferece os cursos específicos. Cada curso tem seus pré-requisitos que são especificados na página de aplicação de cada curso.

Assim como Oxford, sua aplicação pode ser feita online e diretamente pelo site de Harvard, além de enviar algumas documentações pessoais, você vai precisar de uma carta de recomendação e documentação que prove sua matrícula em uma universidade Brasileira. Além da aprovação da universidade e uma declaração que a universidade vai aceitar as horas de intercâmbio para a grade do aluno no Brasil.

Com essa documentação, você paga uma taxa de cerca de 80 dólares para que sua aplicação se torne válida.



4º - Passaporte e documentação

Não recomendamos deixar para a última hora. Como o processo de fazer o passaporte está atrasado em todo o Brasil, faça com antecedência e depois deixe apenas para fazer o visto. Quando você é aprovado em um curso, a instituição emite uma declaração que pode ser usada para a justificativa do seu visto. O que o torna muito mais fácil.

Mas tenha em mãos os principais documentos e uma cópia de cada um, só em caso de problemas.


5º - Passagem de Avião

Se você não quer contratar uma agência, então terá que comprar a própria passagem. Fique atento as promoções de madrugada e compre com antecedência. Esses dois fatores podem fazer você economizar muito na hora das passagens.


6º - Chegada e adaptação

O lado positivo de contratar uma agência é que mais pessoas irão junto com você, assim, você terá mais apoio em caso de alguma dificuldade ou problema. Assim como a agência, junto a instituição, vão separar um tutor para ficar com você durante a duração do curso. O tutor tem o papel de ajudar com o idioma e com o curso, assim como apresentar a universidade e a cidade.

Sozinho você vai precisar ter sempre um mapa ligado no celular e pesquisar com antecedência. No caso de Harvard, você vai precisar pagar uma taxa para ter acesso a moradia estudantil, mas a taxa é bem mais barata do que alugar um lugar ou ficar na casa de alguém (a não ser que seja um parente).

A própria Harvard estima que o gasto por semestre, incluindo moradia, comida, gastos pessoas e a viagem, fique em torno de $13,501.00 dólares.


Essas são algumas dicas e passos para fazer um intercâmbio em Harvard. Lembrando que a universidade aceita estudantes de 15 a 25 anos. Os cursos são divididos pela faixa etária e nível de conhecimento, então se atente quando estiver pesquisando o curso que deseja fazer.


AULA EXPERIMENTAL


Já marcou a sua? É de graça e sem compromissos! Você pode presenciar uma aula de verdade e depois decidir continuar ou não!


bottom of page